No Encontro de Patrões da 12 Região Tradicionalista/MTG, realizada em 13/10/1990 no CTG Esteio da Tradição, na cidade de Esteio - RS, os Patrões em Assembléia, analisaram:

Que ate então a Coordenadoria da 12 região, era liderada por Tradicionalistas oriundos das Entidades com Sede a partir de São Leopoldo para Canoas

Observaram as dificuldades enfrentadas pelos Coordenadores: de maior assistência, acompanhamento, orientação e presença junto as Entidades com Sede a partir do Rio dos Sinos,ou seja (Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Campo Bom, Sapiranga), devido a distancia e pelo elevado numero de entidades então existentes dentro da 12RT

Concluíram então pela: conveniência e oportunidade da proposta de desmembramento da 12RT, mediante pedido ao MTG para instalação da 30RT, respaldados pelo apoio do Coordenador Sr Moacir de Oliveira e seu Vice-Coordenador Sr Nelson Marques Ortacio.

A proposta foi aprovada por 12 das 17 Entidades presentes ao Encontro. Para tornar real esta proposta, eram necessárias providencias burocráticas indispensáveis, tais como:

a) Fazer uma proposição escrita formal ao MTG para analise do Conselho Diretor e encaminhamento a Convenção

b) Conversar com cada Coordenador e cada Conselheiro presente na próxima Convenção Tradicionalista Gaucha

Para viabilizar esta idéia o Sr Ricardo Bianchi, integrante da Patronagem do CTG Porteira Velha, com o apoio de Jalmar Lopes do Reis, Patrao do CTG Terra Nativa, buscaram subsídios junto ao Sr Arabi Rodrigues que detinha o conhecimento quanto ao encaminhamento desta questão.

Elaborada a Proposta de desmembramento e justificativa, foi assinada pelo Coordenador, e então encaminhada ao MTG

Em Julho de 1991 deslocou-se a cidade de Pedro Osório uma comitiva de Novo Hamburgo e região, para participação em data de 25 a 28/07 da XXXIIª Convenção Tradicionalista, promovida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho - MTG.

O Objetivo era conversar com cada Conselheiro, cada Coordenador regional do MTG, buscando o indispensável e necessário apoio á proposta de criação da 30ª Região Tracidicionalista do MTG/RS, a qual foi aprovada pelo plenário presente a esta Convenção em data de 26/07/1991.

Até o ano de 1993 a 30ªRT Do MTG/RS, funcionava amparada no Regulamento Interno

Somente em 08/08/2003 em Encontro Regional de Patrões, realizado no CTG Porteira Velha, foi discutida uma minuta, feitas as emendas necessárias e aprovado o Estatuto da 30ªRT Do MTG/RS, fato este que trouxe a personalidade jurídica a esta Coordenadoria.

Em 01/03/2005 foi assinado junto ao poder publico Municipal de Novo Hamburgo o TERMO DE PERMISSÃO DE USO das salas onde hoje se localiza a sede jurídica da Coordenadoria, junto a Rodoviária Normélio Stabel - NH.

A 30ªRT Do MTG/RS engloba os municípios de Santa Maria do Herval, Morro Reuter, Dois Irmãos, Lindolfo Collor, Presidente Lucena, Ivoti, Estância Velha, Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Araricá e Nova Hartz, tendo sob sua resposanbilidade nesta área de abrangência trinta entidades tradicionalistas - CTG's.